Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Recordista em avicultura

Aurora premia campeão de produtividade avícola selecionado entre os mais de 1.100 criadores do seu sistema de produção integrada.

Recordista em avicultura

Um dos maiores grupos agroindustriais do País, a Coopercentral Aurora premiou, na última semana, o campeão de produtividade avícola selecionado entre os mais de 1.100 criadores do seu sistema de produção integrada.

Há 60 anos, um frango levava 90 dias para ganhar o peso ideal para o abate. Hoje, leva menos de 45 dias. Para chegar a esse resultado, indústrias, produtores e centros de estudo investiram em trabalho, pesquisas e experimentações para tornar o frango a carne mais consumida no mundo e dotar o Brasil da segunda maior cadeia avícola mundial.

Cada vez que um avicultor atinge o recorde de 450 pontos na escala do índice de eficiência produtiva (IEP), é premiado. O produtor rural Odair Luiz Bocca, do município gaúcho de Viadutos, atingiu essa marca. Aos 39 anos de idade, casado, pais de dois filhos, Bocca é associado à Cooperativa Tritícola Erechim (Cotrel), de Erechim (RS), filiada à Coopercentral Aurora.  Vive em Linha Lambari, onde é proprietário de imóvel rural de 12 hectares sobre o qual mantém intensa e diversificada atividade agroeconômica: um aviário de frango de corte, lavouras de milho e soja, gado leiteiro e produção de erva mate.

A produtividade obtida pelo avicultor representa, atualmente, o recorde do sistema integrado de produção da Aurora. Ele produziu o melhor lote de frango de corte, formado por 9.566 aves abatidas com idade de 44,27 dias e peso médio de 3,309 quilogramas. A conversão alimentar foi alta: cada 1,642 quilogramas de ração ministrada às aves transformou-se em 1 quilograma de carne. A mortalidade foi de apenas 3,22%. A renda líquida foi de R$ 0,61 centavos por cabeça, o que representou ganho de R$ 5 mil 897 reais.

Avicultor há 22 anos, participou de treinamentos oferecidos gratuitamente pela Coopercentral Aurora, Senar e Sescoop para se tornar produtor recordista em produtividade.

Odir Luiz Bocca recebeu o prêmio – uma placa e um cheque  – do diretor de agropecuária da Coopercentral Aurora, Marcos Antonio Zordan, e do presidente da Cotrel, Luiz Paraboni Filho. O avicultor estava acompanhado pelo técnico que lhe dá assistência técnica, Lenoir André Dacroce, pelo médico veterinário João Crestani e  pelo técnico de avicultura Remir Francisco Horn.

O diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan salientou que a Coopercentral Aurora abate cerca de 120 milhões de aves por ano. Em 2009, a avicultura da Aurora, em seu conjunto, já havia ultrapassado marcas históricas de produtividade, quebrando a barreira dos 300 pontos no índice de eficiência europeu (IEE) e chegando a 312. Na conversão alimentar, outro importante recorde: 1,798 kg de ração consumida para 1 kg de carne de frango vivo. Esse avanço de eficiência (83 gramas abaixo do índice de 2008) representa economia de mais de 12 milhões de reais ao ano no custo de alimentação das aves. Na idade média de abate também ouve aperfeiçoamento: as aves foram abatidas 1,8 dias mais jovens para um peso médio semelhante a 2008.

A base produtiva da Coopercentral Aurora é formada por 1.160 avicultores que cultivam 1.784 criatórios de aves. A capacidade total de alojamento é de 15 milhões de frangos de corte e 1 milhão 126 mil matrizes.