Os supermercados estão otimistas com as festas de final de ano. O setor espera um aumento, em faturamento, de 12,54% nas vendas durante o período, em relação ao mesmo período do ano passado. No ano passado, a expectativa era menor, de 7,9%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
“Tradicionalmente, as festas de final de ano são a melhor data para o setor supermercadista. Neste ano, há um otimismo adicional por conta do bom desempenho da economia e também devido à ascensão das classes D e E ao mercado de consumo. Nada mais natural que a mesa seja mais farta em 2010”, afirma o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
Segundo a pesquisa da associação, 52% das empresas pesquisadas vão contratar mão de obra temporária. O setor estima que, no total, serão empregadas 12,8 mil pessoas, especialmente para o período de final de ano. Desse total, 16% devem ser efetivadas.
Em relação a preços, 71% dos supermercadistas brasileiros informaram ter comprado os produtos para vender no período em patamar de preços superior ao praticado nos meses anteriores. Já 29% afirmaram ter feito compras no mesmo patamar de preços. A Abras aponta ainda que 73% das empresas ouvidas pretendem realizar campanhas promocionais após o período de festas.
Setembro
A Abras também divulgou as vendas reais do setor em setembro, que apresentou alta de 4,83% em relação ao mesmo mês de 2009 e queda de 0,55% ante agosto.
No acumulado dos nove meses de 2010, as vendas do setor supermercadista alcançaram alta de 4,75%, na comparação com igual período de 2009. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
‘Em setembro, as vendas voltaram a uma trajetória de crescimento, após um mês de agosto mais atípico. Acreditamos que os últimos meses do ano devem ser de boas vendas e mesa farta’, diz Pires.
Preços
No mês passado, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, apresentou alta de 2,15%, em relação a agosto deste ano. Já na comparação com setembro de 2009, teve crescimento de 6,73%, passando de R$ 259,33 para R$ 276,77.
Os produtos com as maiores altas em setembro, na comparação com agosto, foram a carne dianteiro (7,22%), farinha de mandioca (6,98%) e carne traseiro (5,80%). Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram a cebola (-24,68%), tomate (-13,05%) e batata (-10,31%).
No acumulado dos nove primeiros meses de 2010, as categorias que apresentaram as maiores altas foram o feijão (36,3%), queijo mussarela (21,8%) e queijo prato (20%). Já os produtos com as maiores quedas no acumulado do ano foram a cebola (-42,8%), tomate (-33,1%) e batata (-27,7%).