Não há nenhuma expansão significativa em curso no rebanho de matrizes. Sabemos de dezenas de unidades existentes que estão vazias. Como produtores de genética, faz parte do nosso negócio saber onde há unidades vazias, e vender fêmeas quando são reativadas. Nada está acontecendo? Por quê?
Algumas Observações
* Existem unidades UPL de excelente qualidade e outras mais precárias. Algumas oferecem economias de escala – outras não.
* É preciso ter capital para comprar uma unidade vazia, mas também é preciso ter capital de giro para reativá-la. Empréstimos tanto de longo como de curto prazo são difíceis de conseguir. Os bancos que emprestam para suinocultores têm perdido dinheiro. Há pouco entusiasmo na comunidade bancária para ariscar seu dinheiro na suinocultura.
* Produtores não têm dinheiro ou recursos próprios para financiar expansão, após o prejuízo de US$ 6 bilhões nos últimos 30 meses. O lucro de três fez pouco para cobrir o prejuízo. Talvez, no máximo, 15% das perdas foram recuperados.
* É interessante o número de relatos que temos recebido de produtores contando que seus lucros durante os últimos meses foram limitados pela pressão dos bancos para fazer vendas futuras a preços mais baixos que o preço eventual à vista. Esta atitude tem lhes custado até US $ 20 por cabeça em oportunidades perdidas. E por isso não conseguiram repor os prejuízos acumulados tão ligeiro como podiam.
* Outro problema é que muitas unidades foram esvaziadas por obrigação financeira. Por conseqüência, há questões de propriedade, endividamento e controle. Esse emaranhado de circunstâncias torna difícil ou impossível fazer compras a prazo. Estas complicações serão solucionadas com tempo, mas isso pode levar muitos meses.
* Também, unidades vazias que estão em áreas de alta densidade de suínos são menos atraentes. Doenças geram custos que às vezes pode levar a menor rentabilidade. A situação sanitária é cada vez mais importante e gera preocupações para compradores e para quem oferece empréstimos.
* Unidades vazias de alta biosegurança estão em áreas remotas, de pouca população e em muitos casos longe dos mercados e potenciais compradores. Para encontrar uma unidade assim, e contratar funcionários num local isolado, é sempre um desafio. E ser dono de uma unidade muito longe de onde você mora é em si um ato de fé e de risco.
Outras Observações
– O mercado de grãos, para dizer o mínimo, é volátil. O USDA publicou na quinta-feira um relatório sobre lavouras que indica produção recorde de milho nos EUA, e o preço do milho sobe. Muito do que está acontecendo nos mercados é resultado das notícias de seca na Rússia e na Ucrânia. No momento de escrever, estamos num avião com destino a Moscou. Durante as próximas duas semanas estaremos visitando alguns de nossos clientes na Rússia e Ucrânia. Produtores com centenas de milhares de hectares de lavoura. Vamos ver os problemas a primeira mão, e vamos relatar como é.
– O preço de suínos na China pulou 20% nas últimas semanas. Isso é positivo. Preços mais altos na China significam maior demanda. Mesmo um pequeno aumento percentual nas exportações de carne suína para a China-Hong Kong vai fortalecer o preço de suínos na América do Norte.
– Estivemos falando com nossos contatos no Brasil esta semana. O preço do suíno no Brasil é igual ao dos EUA. Isso é bom para ambos os países. Preços altos, tanto no Brasil como nos EUA, refletem forte demanda global por carne suína e uma oferta menor em comparação com um ano atrás.
Resumo
Como em muitos outros negócios, às vezes trabalhamos demais e freqüentemente longe de casa. É o preço que pagamos. Felizmente, nessa viagem estou levando meu filho de 13 anos de idade. Durante os próximos 16 dias, ele vai ver muitos lugares na Rússia, Ucrânia e na República Checa. Será uma experiência de abrir os olhos, que ele deve lembrar por muito tempo depois que eu partir. Parte do que queremos que ele vê é a transição rápida e a evolução nestes países – que os valores e os sonhos da maioria das pessoas não têm fronteiras. Comida, abrigo, e proporcionar uma vida melhor e oportunidades: estas são as ambições da maioria dos pais.
Tradução: Genesus Inc.