A Novartis Saúde Animal prepara uma expansão no mercado brasileiro para os próximos três anos. A meta é estar entre as cinco maiores empresas com atuação no País, depois de ter subido dois degraus em 2009 e passar a ocupar a sétima colocação no ranking nacional de saúde animal.
O grupo não revela valores sobre os investimentos que serão feitos, mas segundo o diretor da Novartis Saúde Animal no Brasil, Gustavo Tesolin, o crescimento acontecerá com base no lançamento de novos produtos e em possíveis aquisições de empresas que poderão ocorrer.
“O Brasil deu passos importantes na área regulatória nos últimos dez anos. O governo ficou mais exigente, mas as regras de atuação ficaram mais claras”, disse Tesolin.
O executivo revela que o crescimento ocorrerá no mercado de bovinos e de animais de companhia, que deverão tomar parte do espaço ocupado com aves e suínos. Hoje, o primeiro segmento já responde por 50% do faturamento da empresa no Brasil, sendo que o segundo possui modestos 10%, ficando os 40% restantes divididos entre aves e suínos.
Em 2010 o mercado pet teve prioridade. A empresa lança nesta semana um novo produto para o controle de pulgas e carrapatos em cães. Considerado o lançamento do ano, o novo produto levou oito anos para ser desenvolvido a partir de uma nova molécula. “É um produto diferenciado, que consegue controlar os dois parasitas ao mesmo tempo”, afirma Bettina Schunack, gerente global da área de parasitoses da empresa.