Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Hora de partcipar

Diferente dos ambientalistas, o produtor rural é inerte dentro das discussões do novo Código Ambiental. Para especialista, chegou a hora de mudar.

Hora de partcipar

O meio ambiente provoca discussões bastante acaloradas entre ambientalistas e produtores rurais. Atualmente, a polêmica por trás do novo Código Ambiental apenas deixou a situação ainda mais “quente”. Para a advogada Samanta Pineda, especialista em legislação ambiental, os ambientalistas ainda dominam as discussões em torno do assunto simplesmente porque os representantes de nossa cadeia produtiva não são ativos. “Os ambientalistas iniciaram um movimento que gerou uma das mais malucas legislações ambientais do planeta”, afirma Pineda. Para ela, é hipocrisia acreditar que uma legislação severa demais resolve os problemas ambientais. “Falta coerência nas leis de hoje. Podemos promover uma produção sustentável, sim! Mas, precisamos de uma legislação eficiente”.

De acordo com a advogada, a situação só chegou onde está devido a falta de participação do produtor rural nas discussões ambientais. “O produtor rural, tais como o avicultor, o suinocultor, o sojicultor, etc., não participa dos debates em torno do Código Ambiental. Diferente dos ambientalistas, que acabam conseguindo aprovações absurdas por não haver contestações do nosso setor”, pontupu.

Em um vídeo exclusivo, Pineda convida o produtor rural a participar ativamente da elaboração e aprovação de um Código Ambiental eficaz. Clique aqui. “Somos o País com o maior potencial agrícola do mundo. Não podemos parar de crescer por conta de normas sem cabimento. Vamos lutar, opinar, participar, em nome do setor agropecuário, de forma real e sustentável”.