Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Manejo

Dejeto suíno em foco

Tratamento de dejetos da produção suinícola é discutido na Cetesb, com a participação de suinocultores e da APCS.

Dejeto suíno em foco

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) sediou no dia 30/06 uma reunião onde foi debatida a reutilização de dejetos suínos. O Presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira Junior, e os suinocultores Sandra Brunelli, Geraldo Salaroli, Umberto Brunelli e Débora Salaroli, expuseram o cenário da situação dos suinocultores do Estado de São Paulo. 

O objetivo da APCS é gerar meios para viabilizar o projeto de reutilização de dejetos suínos, que consiste na separação do dejeto liquido e sólido, podendo ser utilizado em diversas áreas, como no sistema de irrigação ou na utilização de biogás. Esse avanço pode ser concretizado através de financiamento da Agência de Fomento Nossa Caixa Desenvolvimento, que dispõe do programa Economia Verde, onde oferece financiamento para projetos que visa diminuir o impacto ambiental.

A proposta apresentada pela agência é juros em torno de 9,5% a 10,0% ao ano. Já a APCS, argumenta que nesses patamares inviabiliza a tomada de crédito. A entidade defende juros na casa de 5,5% ao ano, em conformidade com a rentabilidade do setor.

Ficou acertado entre as partes, o envio por parte da APCS, um diagnóstico detalhado sobre o setor, em contra partida os representantes da Nossa Caixa e Cetesb, fará uma análise formal do projeto, para decidir se há a possibilidade da redução da taxa, através de um Fundo de Participação entre os órgãos, e assim, atender esse segmento que oferece sustentabilidade econômica, social e ambiental a toda a sociedade paulista.

Os membros da APCS relataram ainda durante a reunião, a importância da questão ambiental para o setor, consorciado aos projetos em andamento da instituição: Selo de Origem “Suíno Paulista”, Consórcio “Suíno Paulista” e Arranjo Produtivo Local, respectivamente vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Ministério da Agricultura e Abastecimento do Governo Federal e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Estiveram presentes na reunião Julio Neto, Superintendente de Governo da Agência de Fomento Nossa Caixa Desenvolvimento, Marcelo de Carvalho, Gerente de Gestão de Produtos Nossa Caixa Desenvolvimento, Denise Soleto e Fátima Carrara, Departamento Internacional da Cetesb, Felipe, Cetesb/Campinas, Rodrigo Cunha e Zoraide de Souza Senden, Coordenação das Câmaras Técnicas Ambientais da Cetesb. Com informações do memorando divulgado pela APCS.