Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Financiamento

Crédito para o produtor

Para o gerente de Negócios da GSI, Pronaf é ótima oportunidade para pequeno produtor obter linha de crédito para aquisição de novas tecnologias.

Na última quinta-feira, dia 17 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o Plano Safra 2010/2011 da Agricultura Familiar, que irá disponibilizar R$ 16 bilhões em recursos para financiamento da produção, R$ 1 bilhão a mais do que no ano passado. Entre os destaques do plano está a redução dos juros para custeio, de 5,5% para 4,5% ao ano, e para investimentos, de 5% para 4% ao ano, nas operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O Gerente de Negócios da GSI Brasil, Ivo Oltramari Junior, esteve presente no evento, representando a ANFEAS – Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos e destaca a grande importância destes recursos de financiamento do Governo Federal: “O Pronaf Mais Alimentos é uma ótima oportunidade para as pequenas propriedades rurais obterem linha de crédito para aquisição de novas tecnologias, em quase um ano de operações do segmento de avicultura e suinocultura através do Mais Alimentos, a GSI já registra 25% de participação deste tipo de financiamento em suas operações comerciais”.

Durante a cerimônia, o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel destacou: “É uma garantia de que não vai faltar dinheiro nem ao Pronaf, nem aos agricultores, para o custeio e investimentos”. Segundo o ministro, nesta próxima safra a expectativa é realizar  em torno de 2,2 milhões de contratos através do Pronaf em todo o Brasil.

O lançamento do Plano Safra aconteceu em paralelo a maior mostra de agricultura familiar da América Latina, a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo. A Feira da Agricultura familiar reúne 650 empreendimentos familiares e tem uma extensa programação cultural, reunindo o melhor da produção da agricultura familiar de todo o país, além de cultura, música, artesanato, gastronomia, orgânicos e moda, num grande mosaico da produtividade e da diversidade da agricultura familiar brasileira.

A feira reflete a importância do setor para a economia do País. No Brasil há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, que respondem pela produção de 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros. O Censo do IBGE/2006 aponta que a agricultura familiar é responsável por sete em cada dez ocupações no meio rural, contando com apenas 24,3% da área total dos estabelecimentos rurais.