Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Milho sem imposto

Governo boliviano autoriza importação do cereal sem tributos para estabilizar preços de frango e suíno.

Milho sem imposto

O governo boliviano autorizou hoje mediante um Decreto Supremo a importação de milho duro amarelo com imposto zero com o fim de estabilizar os preços das carnes de frango e porco.

A ministra de Desenvolvimento Rural e Terras, Nemesia Achacollo, informou que a disposição foi promulgada pelo presidente, Evo Morales, depois de sustentar a reunião semanal de gabinete ministerial.

O volume máximo que cobrirá esta medida é de 60 mil toneladas, as quais estarão destinadas à alimentação dos frangos e do gado suíno, disse.

De acordo com a oficial, o decreto estará vigente até o 3 de setembro, período durante o qual os produtores avícolas e agropecuários poderão solicitar autorizações para importar o milho com imposto zero.

O principal objetivo é velar pela economia cidadã, uma vez que os produtores avícolas advertiram sobre a probabilidade do aumento do preço de seus produtos pela carência de insumos de alimentação, acrescentou.

Achacollo explicou que o desabastecimento deste produto alimentício se originou pelas secas e outros desastres naturais que têm afetado às zonas produtoras de milho amarelo.

Por último, manifestou que se deu até setembro porque para essa data se espera a normalização da produção de milho duro no país.