Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agroindústrias

Expansão da Coasul

A Coasul Cooperativa Agroindustrial iniciará no começo do mês de julho a construção de mais 10 aviários no Paraná.

Expansão da Coasul

A Coasul Cooperativa Agroindustrial iniciará no começo do mês de julho a construção de mais 10 aviários. Eles atenderão ao projeto avícola da cooperativa, que contempla ainda um abatedouro de aves e uma nova fábrica de rações. Já estão em funcionamento 13 aviários, sendo 10 de 150 X 16m e três de 150 X 36m. São dois em Itapejara D’Oeste, um em São Jorge D’oeste, seis em São João e quatro em Chopinzinho. Segundo o fomento avícola da cooperativa, com esse número de aviários, se o abatedouro de aves da Coasul estivesse em funcionamento já seriam 15 mil aves dia para o abate. Até lá, os frangos são abatidos em parceria com a Coopavel em Cascavel (PR).

Para o início de julho está previsto o começo das obras de mais 10 aviários: dois em Itapejara D’Oeste, seis em Chopinzinho, um em Coronel Vivida e um em São João. As construções devem durar cerca de cinco meses.

Características

Os aviários da Coasul apresentam as principais tecnologias disponíveis e infra-estrutura exemplar: barracão totalmente em alvenaria e ferro, nebulização com alta pressão, ventilação com velocidade acima de 2.7 metros por segundo, quadro de comando para automação, arco de desinfecção, central de aquecimento e sistema de fornecimento de água e ração automáticos, cerca para isolamento do aviário, gerador de energia elétrica e sistema Dark House.

Outro ponto enfatizado é a logística. O transporte é fundamental para todo o processo industrial. Por isso a Coasul se preocupou em planejar tudo nos mínimos detalhes. O transporte das aves até o frigorífico será feito por carretas com capacidade para 675 caixas, e o transporte de ração com caminhões de quatro eixos com suporte para 20 toneladas. Os acessos aos aviários são adaptados para as manobras.