Maio é a época de ovos brancos e vermelhos em muitas regiões do País. Prova disso é que o preço caiu no mês de abril. Segundo o índice Ceagesp, a queda foi de 7%.
A produção brasileira de ovos diminuiu nos últimos anos, mas não faltou produto no mercado. As granjas estão cada vez mais tecnificadas. Das granjas espalhadas pelo país, saem mais de 22 bilhões de unidades por ano. No ano passado as exportações de ovos renderam cerca de US$ 40 milhões. Um mercado com potencial de crescimento. Hoje, apenas oito empresas brasileiras vendem para o exterior. O aumento do consumo, tanto no mercado interno quanto no externo, é um dos desafios do setor. Cada brasileiro consome em torno de 130 ovos por ano. Em países como Japão e México, o consumo chega a 350 ovos por pessoa.
Propriedades do ovo
Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.
Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.
A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu as suas recomendações para consumo de ovos.“Não existe mais uma recomendação específica da quantidade de gemas que uma pessoa deve consumir por semana”.