Concretizando as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) em parceria com a Arlindo de Mello Agroindústria Ltda (Arapé), Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a rede varejista ABC Supermercados, realizaram entre os dias 17 e 18 de maio um curso de capacitação em Divinópolis para profissionais das butiques de carnes advindos das nove cidades em que a rede possui lojas (Araxá, Arcos, Campo Belo, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Oliveira, Pará de Minas e Santo Antônio do Monte).
Iniciando às atividades, o presidente do grupo Valdemar Martins do Amaral falou aos presentes sobre a importância da capacitação dos colaboradores da empresa. “Cada colaborador é peça fundamental para o funcionamento efetivo de um negócio. Daí nosso constante interesse no aperfeiçoamento dos profissionais do grupo através de cursos como este que terão impacto direto no nosso negócio.” disse Amaral.
Além de mostrar aos participantes a forma correta para extrair cerca de 30 cortes suínos de alto valor agregado, contribuindo com isso para uma maior rentabilidade da carcaça, o mestre churrasqueiro Daniel Furtado falou aos seus alunos sobre as melhores formas de apresentação dos mesmos, deu dicas de embandejamento, explanou sobre o indicativo de uso dos cortes, além de sugerir receitas aos participantes. “Esses cursos de capacitação são fundamentais para aumentarmos o consumo da carne suína, já que os profissionais das casas de carne têm grande influência sobre a escolha dos clientes. Quanto mais informações a respeito das características dos cortes e suas melhores formas de preparo forem passadas a estes profissionais, mais decisiva e direta será a abordagem frente ao comprador” comentou Sabrina Cardoso, gerente executiva da Asemg.
Para finalizar o primeiro dia do curso de capacitação os alunos foram brindados com a degustação dos cortes apresentados. “É importante que o profissional conheça a carne in natura, seu modo de utilização e tenha contato com a qualidade do produto após o preparo. Dessa forma ele terá informação a respeito de três áreas que são decisivas na hora da compra, podendo assim orientar os consumidores do local em que trabalham” comentou Daniel Furtado.
O segundo dia do Curso de Capacitação teve como foco a capacitação de todos os encarregados das lojas da rede. “É importante que todos os envolvidos nesta cadeia conheçam o nosso produto. Só através da informação correta conseguiremos quebrar paradigmas a respeito do consumo da carne suína, contribuindo assim para ampliação do seu uso” explicou Roberto Magnabosco, gerente geral da Arapé.
Dando continuidade às ações do PNDS em Minas, no mês de junho, as entidades parceiras promoverão ações nas lojas através de um trabalho de merchandising e promoção de vendas, além de trabalhar a comunidade local, levando informações a respeito do consumo do produto, conseguindo com isso a inclusão da carne suína nas refeições hospitalares e escolares.