Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Acsurs retoma pleito pelo reforço nos estoques de milho

A questão já vem sendo debatida com a Conab desde 2007, quando foi solicitado o reforço e a comercialização em sistema Balcão em diversas praças do RS.

Redação (27/01/2009)- O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, recebeu no dia 14, na sede em Estrela, a visita de Ricardo Gutieres Oliveira e Paulo Sérgio Ludwig, assessores do deputado estadual Elvino Bohn Gass (PT). No encontro, o presidente da Associação expôs a necessidade de reforçar os estoques de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em determinadas praças do Estado, bem como as sugestões para a revisão das formas de comercialização no sistema Balcão.

O pleito da ACSURS não é de hoje. A questão já vem sendo debatida com a Conab desde 2007, quando foi solicitado o reforço e a comercialização em sistema Balcão em diversas praças do Estado. Em outubro daquele ano, após aumento no preço do milho, a ACSURS encaminhou ofício ao presidente da Conab pedindo a oferta de milho ao mercado consumidor e a remoção de 100 mil toneladas de milho dos estoques da Companhia para o rio Grande do Sul.

A questão já foi, inclusive, discutida em Brasília, com o presidente da Conab. O pleito é reforçado também pela cadeia de aves. Em abril de 2008 o assuntou voltou à pauta da ACSURS e esta encaminhou um ofício à Superintendência Estadual solicitando a reposição dos estoques de milho da Conab, sugerindo as seguintes praças e quantidades: Erechim 15 mil toneladas; Estrela 20 mil toneladas; Santa Rosa 11 mil toneladas; Palmeira das Missões 11 mil toneladas e Garibaldi seis mil toneladas.

Segundo Folador, em termos de logística, estas praças atenderiam os principais municípios produtores de suínos. Ele também sugere mudança nos critérios para aquisição do cereal no sistema Balcão. "Queremos discutir um programa para o melhor atendimento do produtor, para que aquele que precisa comprar o insumo para fabricar a sua ração seja atendido", afirma.

Atendendo em parte o pleito da ACSURS, reforçado também pela Associação Gaúcha de Avicultura, a Conab reabriu nesta semana a venda a balcão em Estrela, no Vale do Taquari, com oferta de 11 mil toneladas. O governo federal tem 15 mil toneladas do grão armazenadas no Estado. Com informações do boletim ACSURS Informa.