Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China registra aftosa, gripe e orelha azul

País sacrificou mais de 14 mil animais por causa das doenças.

Redação (12/02/2009)- Num mesmo dia, a China divulgou a ocorrência de três graves problemas de sanidade animal no país. Na província de Shanxi, uma epidemia da doença da orelha azul matou mais de mil suínos, segundo o Ministério da Agricultura. Até 6 de fevereiro, 1.056 suínos morreram na cidade de Wan em decorrência da doença, de um rebanho total de 14.122 animais. 

Desde o começo da epidemia, em janeiro, foram sacrificados 936 suínos e 81 mil foram imunizados na área. A doença, conhecida como síndrome respiratória e reprodutiva de suínos, é considerada a principal razão para a alta dos preços dos suínos na China em 2007, já que afetou a oferta de animais. 

Em Fengxian, distrito de Xangai, cerca de 41 vacas leiteiras foram afetadas pela febre aftosa, informou o ministério. Até ontem, não haviam sido registradas mortes entre o gado, que teve a doença detectada em 3 de fevereiro passado. 

Já em Hetian, em Xinjiang, região de fronteira com Paquistão e Afeganistão, no extremo oeste chinês, o governo sacrificou mais de 13 mil aves depois da confirmação de um foco de H5N1 no extremo. É a primeira epidemia entre aves registrada no país este ano apesar de cinco pessoas já terem morrido infectadas pelo vírus. Segundo o ministério, citado pela agência estatal Xinhua, 519 aves morreram em decorrência do vírus.