Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Clima sugere antecipação do plantio da safrinha

O departamento de agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo informou que chega a 40% a probabilidade de precipitações acima da média no mês que vem.

Redação (16/02/2009)-  Perspectivas de chuvas acima da média em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso em março reforçam a tendência de antecipação do plantio da safra de inverno de milho nos três Estados nesta temporada 2008/09. 

Na sexta-feira, o departamento de agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo informou que chega a 40% a probabilidade de precipitações acima da média no mês que vem. Tendo em vista que são grandes as chances de ocorrência de estiagens em abril e maio, a antecipação do plantio da safrinha torna-se quase uma necessidade. "Quem optar pelo plantio do milho safrinha nos próximos dias nestas regiões será favorecido", afirma, em comunicado, o pesquisador Williams Pinto Marques, da Embrapa Milho e Sorgo.

Marques prevê, para 2009, um comportamento climático distinto do observado em 2008 no país. Com um fenômeno La Nia de baixa intensidade, diz, cresce a chance de ocorrer uma redução antecipada do período chuvoso, levando a déficits hídricos em algumas regiões. Nesse cenário, também na região Sul, castigada pela seca na safra de verão, poderá haver a antecipação do plantio da safrinha. 

Uma "ajuda" do clima é o empurrão que falta para a antecipação, justificada também por fatores mercadológicos. As quebras de safra na Argentina e no Sul brasileiro ajudaram a sustentar os preços do grão em janeiro, e o grave problema argentino pode render ao Brasil o segundo posto entre os maiores exportadores do grão este ano, atrás dos EUA.