Redação (18/02/2009)- Será realizada nesta terça-feira, 17, às 10h, no auditório da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, uma reunião entre o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Conab – Companhia Nacional Abastecimento, a Seagro – Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento; Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e Adapec. O encontro será para análise do LSPA – Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Estado, que apontou, entre outros, um crescimento de aproximadamente 25% na produção de soja nesta safra.
Após estudo do levantamento, as entidades assinarão um termo unificando os dados estatísticos. Estas informações servirão como base de sustentação para a execução de ações. O diagnóstico definiu a produção por meio da área plantada ou a ser plantada em hectares, área a ser colhida, safra em toneladas e participação agrícola no PIB – Produto Interno Bruto – do Estado.
De acordo com o Diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, o levantamento mostra, por exemplo, que o Tocantins plantou em 2008, 304.532 mil hectares de soja, o que equivale a uma produção de 829.304 mil toneladas, em 2009.
Com base nesses dados, a Adapec desenvolve ações como prevenção a pragas, exemplo da ferrugem da soja e cuidado no manejo das sementes e preparação do solo para plantio. Essas atividades têm garantido uma safra saudável e com redução de perdas para o Estado, ou seja, minimizando os prejuízos para o produtor. Além disso, o Tocantins vem se destacando no plantio de soja na entressafra (durante o período de vazio sanitário), na região das várzeas tropicais. “Isso coloca o Estado como o maior produtor de sementes da região norte do Brasil”, pontua o presidente da Agência, Humberto Camêlo.
Dados
Em 2006 e 2007, segundo dados do LSPA do IBGE, a área de soja plantada no Estado foi de 278.996 mil hectares, uma produção de 665.392 toneladas. (com informações do IBGE).