Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Apoio de peso: Roberto Rodrigues coordena painel conjuntural da AveSui Regiões 2009

Ex-ministro da agricultura e atual coordenador da GV Agro também ministrará palestra sobre o panorama do agronegócio nacional.

Redação (04/03/2009) – A AveSui Regiões 2009 contará com uma preciosa parceria em prol do fortalecimento do mercado por meio da disseminação de um repertório de elevado nível. O ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, que atualmente coordena o Conselho Superior de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, aceitou o convite da Gessulli Agribusiness para coordenar o Painel Conjuntural de Avicultura e Suinocultura do evento.

 E além de liderar o painel em questão, Rodrigues também irá ministrar a palestra “Panorama do Agronegócio Brasileiro”. Em sua explanação, ele irá traçar um perfil do atual momento vivido pelos setores avícola e suinícola nacionais e abordará as ações necessárias que devem ser tomadas por parte das iniciativas pública e privada para que o país possa obter consistentes avanços em sua produção agropecuária.

Temas como potenciais existentes no mercado brasileiro, desafios, dificuldades, inflação, crises e oportunidades também serão destacados na palestra. Segundo o ex-ministro, o que falta para o agronegócio brasileiro é uma maior articulação e interação entre as cadeias produtivas. “Somente a união entre os segmentos e o apoio alinhado dos setores público e privado é que poderão dar forças ao mercado brasileiro”, afirma.

Com relação á crise econômica mundial, um dos tópicos de maior destaque da palestra, Roberto Rodrigues acredita que o Brasil deverá realizar alguns ajustes neste ano para poder registrar consideráveis avanços em 2010. Para ele, o País tem potencial para superar este momento e fazer deste período uma oportunidade.

“Hoje, sofremos pelo aumento do custo de produção e redução do crédito rural. No entanto, é preciso que haja uma total sinergia entre o governo e o setor produtivo para que estas questões sejam ajustadas. Em conversa que tive com lideranças rurais de outros países, ficou evidente que a previsão é que haja uma redução da produção de alimentos no mundo. Se estivermos preparados, isso se refletirá em uma grande oportunidade para o Brasil. Toda crise gera problemas, mas também oportunidades. Depende de como iremos encarar esta questão”, defende Rodrigues.

Já sobre os mercados de aves e suínos, ele traçará um perfil sobre as principais necessidades e desafios enfrentados por estes setores. Na visão dele, a avicultura e a suinocultura precisam se atentar às seguintes ações: defesa sanitária, integração da cadeia produtiva, promoção comercial e ação de governo nas negociações para abertura de mercado e de acordos sanitários.

“Além disso, a tecnologia é outro desafio. Isso os produtores não podem deixar de lado. Faz parte de um processo evolutivo. E atrelado a isso, temas como a rastreabilidade, certificação de produtos, tratamento de dejetos, utilização de insumos para cada produto, defesa social e ambiental, redução na emissão de CO2 e sustentabilidade são todos desafios que estes setores devem enfrentar e superar”, finaliza Roberto Rodrigues.

O Painel Conjuntural de Avicultura e Suinocultura contará com nomes como Francisco Turra, presidente da ABEF, Pedro de Camargo Neto, Presidente da Abipecs, Luis Carlos Corrêa de Carvalho, coordenador do comitê nacional de agroenergia, Inácio Kroetz, secretário de defesa agropecuária do MAPA, e Dilvo Grolli, presidente da Coopavel. Respectivamente, eles falarão sobre os seguintes temas: Panorama da Avicultura, Panorama da Suinocultura, Panorama da Agroenergia no Brasil e no Mundo, Acordo Sanitário e Queda nos preços das commodities: impacto no agronegócio e nas exportações. O Painel Conjuntural de Avicultura e Suinocultura será realizado no dia 27 de abril, das 8h30 às 14h. 

A AveSui Regiões 2009 acontecerá entre os dias 27 e 29 de abril de 2009, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), das 14hs às 21hs.

• Mais informações sobre a AveSui pelo telefone (11) 2118-3133, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.avesui.com.