Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso de Gestores Ambientais do TAC continua no Cetrédia

Essa é uma proposta de contribuição para a formação de profissionais capazes de promover o diálogo entre a natureza e a sociedade.

Redação (11/03/2009)- Em pleno andamento o I Módulo do Curso de Gestores Ambientais do TAC da Suinocultura Região da AMAUC/Consórcio Lambari que iniciou ontem, 10, no Centro de Treinamentos da Epagri de Concórdia (Cetrédia) com a participação de mais de 50 técnicos  da região. Na abertura esteve presente o Dr. Alessandro Argenta, representante do Ministério Publico de Santa Catarina, prefeitos e representantes de outras entidades.

De acordo com os organizadores, essa é uma proposta de contribuição para a formação de profissionais capazes de promover o diálogo entre a natureza e a sociedade no âmbito das ações relacionadas ao Termo de Ajustamento de Condutas da Suinocultura (TAC) e é realizado em co-promoção com a Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Claudio Miranda, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves explica que o “objetivo do curso é formar Gestores Ambientais para atuarem no processo de capacitação  dos suinocultores signatários do TAC, visando assegurar a continuidade e o aprofundamento da dimensão educativa do TAC da Suinocultura”. “Além disso – acrescenta Miranda – o curso é um instrumento que possibilitará aos gestores ambientais participantes melhores condições para o desenvolvimento de ações ou de programas de capacitação ambiental, de acordo com o a filosofia do Comitê Regional do TAC da Suinocultura e suas exigências legais”.

O curso iniciou com uma apresentação dos aspectos legais e a dimensão educativa do TAC. Hoje, segundo dia, o professor Ademir Reis, biólogo, professor titular do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fala sobre a restauração de áreas degradadas. Amanhã, 12, encerramento do I Módulo,  será realizada uma visita a campo com o objetivo de conhecer exemplos de restauração e atividades práticas focando técnicas para construção de um plano de trabalho.

Todos os participantes do curso exercem alguma função ou atividade de orientação ou formação do TAC da Suinocultura.