Redação (12/03/2009) – A Doux Frangosul informou, ontem, que concederá férias coletivas para trabalhadores da unidade de Passo Fundo. A medida vale para o 2º turno, com exceção do setor de manutenção, e se estende de 23 de março a 5 de abril.
O anúncio foi feito pelo gerente-geral da unidade, William Barbosa, que garante o retorno de todos à ativa no dia 6. Motivada pela turbulência mundial e com o objetivo de reduzir estoques, a decisão atinge 1.100 dos 2.350 funcionários da unidade. Barbosa explicou que a crise foi bombástica para quem trabalha com exportação, como é o caso da Doux Frangosul de Passo Fundo, onde 85% da produção é destinada ao mercado externo. Segundo ele, desde o final de setembro, a empresa está mobilizada para preservar os empregos. Na unidade de Montenegro, um dos três turnos já foi submetido a 15 dias de férias.
A planta de Passo Fundo produz 650 toneladas de carne de aves/dia. Barbosa revelou que, em dezembro, chegou a haver uma queda de 50% nas exportações. Hoje, segundo ele, o déficit em relação ao período anterior à crise é de 20%, o que indica recuperação. Para o gerente, isso se justifica porque a carne de frango é a opção mais barata.