Redação (27/03/2009) – A causa do recente surto de salmonela em criações avícolas e suinícolas da Finlândia foi identificada no sistema de resfriamento na linha de produção da Raisio Feed, que fabrica rações.
Os funcionários da Raisio Feed não foram negligentes ou cometeram erros. A soja, matéria prima na fabricação da alimentação, foi importada limpa. A salmonela foi encontrada em mais duas suinoculturas, totalizando nove. A Finlândia possui 2.500 explorações suinícolas. Amostras fecais estão sendo estudadas pela Secretaria de Segurança Alimentar (EVIRA, sigla em inglês).
73% da carne suína foi investigada, a salmonela foi encontrada em 2%, o que equivale a 0,5-1% de todas as fazendas suinícolas.
A Raisio defende que os funcionários não encontraram qualquer erro dentro de suas atividades. A empresa assume a responsabilidade e promete fazer um controle mais rígido das matérias primas importadas e todo o caminho do alimento, da fábrica até a fazenda.
Embora os consumidores não corram riscos, a empresa pede desculpas a todos que foram afetados e garante compensar os danos causados.