Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Avícola exporta ovos férteis para os Emirados Árabes Unidos

Este é o segundo maior mercado externo da Gralha Azul, com sede em Francisco Beltrão (PR).

Redação (03/04/2009)-  A avícola Gralha Azul, com sede em Francisco Beltrão, no interior do Paraná, embarca para Dubai, nos Emirados Árabes, cerca de 25% das exportações. Nesta semana, por exemplo, 79,2 mil ovos serão enviados para o cliente árabe, que fez questão de visitar as granjas e o incubatório da empresa antes de fechar os primeiros negócios.

Divulgação 
A Gralha Azul mantém 32 granjas

“Como somos exportadores há um bom tempo, sempre somos citados em informativos e sites do governo brasileiro. Foi ele que nos encontrou e veio até o Brasil conhecer de perto nossas instalações antes de assinarmos o contrato”, conta Roberto Pecoits, diretor da avícola Gralha Azul.

De acordo com Pecoits, a primeira exportação da avícola ocorreu na década de 80, mas na época não passou de vendas esporádicas. "O mercado externo passou a responder por boa parte do faturamento da empresa somente a partir da década de 90", destaca.

Colômbia, Bolívia, Venezuela, Paraguai e Argentina foram os primeiros compradores. O Paraguai, porém, se mantém até hoje como o principal destino das exportações, com 60% do mercado. A Gralha Azul até firmou sociedade com o dono de um aviário local para facilitar o abastecimento dos clientes paraguaios.

Ainda segundo o empresário, entre 2006 e 2009 também foram realizados embarques para Portugal, Arábia Saudita, Espanha, Holanda, Gana, Costa do Marfim, Senegal e, há cerca de um ano e meio, foi assinado o contrato com o distribuidor sediado em Dubai, que desde então compra grandes volumes e com regularidade.

Hoje 30% da produção da Gralha Azul é exportada. A empresa foi fundada em 1971. No começo eram três pessoas da família e a produção semanal não passava de quatro mil ovos por semana. A avícola foi fundada no local onde hoje ainda funciona a administração e o incubatório. A cidade cresceu e as granjas precisaram ser instaladas na zona rural.

A Galha Azul mantém 32 granjas, 19 próprias e 13 arrendadas de terceiros. Além disso, a empresa trabalha com 40 pequenos produtores integrados para a produção de ovos. Essa estrutura garante uma capacidade produtiva de 4,5 milhões de ovos férteis por mês. A produção atual é de três milhões de ovos férteis, mais três milhões de ovos para consumo, que correspondem a 8.500 caixas de ovos ou 255 mil dúzias. Os ovos para consumo são divididos em três grupos: orgânicos, colonial ou caipira e ovos vermelhos tradicionais. A avícola gera 275 empregos diretos.