Redação (08/04/2009)- A entidade americana Food and Drug Administration (FDA) aprovou o mais rápido teste de detecção do vírus H5N1, responsável pela gripe aviária, em seres humanos. Esta cepa é considerada a mais perigosa da doença.
O teste, chamado "A Vantage A/H5N1 Flu Test" , detecta o H5N1 em amostras colhidas na garganta ou nariz de pacientes que apresentem sintomas da gripe. O teste identifica, em menos de 40 minutos, uma proteína específica (NS1), que indica a presença do vírus H5N1. Testes anteriores aprovados pela FDA tinham carência de três ou quatro horas para conclusão.
"Este teste é uma ferramenta importante para ajudar a identificar rapidamente as infecções por H5N1", disse Daniel G. Schultz, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica do FDA. "O teste representa um importante passo contra a ameaça de uma grande epidemia".
O vírus H5N1 é encontrado principalmente em aves, embora tenham sido registradas algumas infecções em seres humanos, principalmente em pessoas que entraram em contato com o vírus através de aves infectadas. De acordo com os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos, dos poucos vírus da gripe aviária que atingiram os humanos, o H5N1 causou o maior número de casos confirmados. Este são tidos como os mais graves e causaram morte dos pacientes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 413 casos foram registrados no mundo, principalmente na Ásia e no nordeste da África. Não foram detectados casos nas Américas.