Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Normativa oficializa controle de salmonela no país

Esse tipo de bactéria é a causa mais frequente de intoxicação alimentar no Brasil.

Redação (13/4/2009) – As novas normas de monitoramento de salmonela em carnes de frango e peru no país acabaram por somente oficializar o que já é feito, na prática, pela maioria das empresas exportadoras. A afirmação é do vice-presidente técnico científico da União Brasileira de Avicultura (UBA), Antonio Guilherme Machado.

Segundo o dirigente, as mudanças, que objetivam atender exigências internacionais de segurança, não alteram significativamente o controle atual de patógenos, que garante acesso do produto a mais de 150 países. As bactérias deste tipo são a causa mais frequente de intoxicação alimentar. Segundo Machado, a permissão para realização dos exames em laboratórios instalados nas empresas já acontecia antes da normatização do Ministério da Agricultura. A autorização passa a valer também para laboratórios credenciados na área de alimentos, expansão que trará maior agilidade, na opinião da responsável pelo setor de microbiologia e físico-química da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial, Josinete de Freitas.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, existem mais de oito mil granjas e apenas três laboratórios credenciados para este fim, diz o veterinário Flávio Loureiro, do Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), da Secretaria da Agricultura.