Produtores de suínos do Canadá vão promover um almoço em Edmonton, capital da província de Alberta, atingida pelo vírus H1N1.
Sanduíches de carne suína serão entregues gratuitamente, numa tentativa de apagar os equívocos cometidos com o vírus H1N1 e os prejuízos que os produtores locais sofreram devido ao erro. Os organizadores estimam a distribuição de cerca de dois mil lanches durante as três horas do evento.
“Estou aqui para apoiar os suinocultores e comer um lanche grátis” disse Ingie Nielsen. “Quero dar-lhes meu apoio e provar que comer carne de porco não causa gripe”.
Proibições
Cerca de 10 países, incluindo a China, proibiram as importações de produtos derivados da carne suína do Canadá após o diacnóstico do foco de H1N1 em Alberta, apesar dos veterinários afirmarem a incoerência do fato.
Roy Kruse, um produtor de Alberta, responsável pela organização do evento, explicou que quer assegurar que o suíno da região tem qualidade. “Podemos ver pelo número de pessoas que estão participando do evento e consumindo carne suína”, disse.
Grandes perdas
Mark Wipf, um delegado da província de Alberta, disse que os preços baixaram quase $10.000 por semana desde que o H1N1 foi detectado. A indútria suína têm sofrido por causa da crise e ainda mais após quando os preços despencaram mais.
Um evento similar acontecerá em Calgary.
* Com informações do Pig Progress