A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), representada pelo seu Diretor Financeiro, João Carlos Bretas Leite, e suinocultores representantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Centro-Oeste e Sul do Estado reuniram-se na última quinta-feira (14) para dar início aos trabalhos da recém reativada, através de esforços da ASEMG (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) e FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), Comissão Técnica da Suinocultura. “O grande sentido da reativação desta comissão é a oportunidade de discutirmos nossas necessidades, formalizá-las e através da parceria com a FAEMG levá-las até os órgãos responsáveis” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da ASEMG e presidente desta Comissão.
A reunião ocorreu na sede da FAEMG e teve como pauta: os impactos do Decreto 45030/09, o recadastramento de produtores rurais, a emissão de nota fiscal eletrônica, as linhas de crédito, as taxas e licenças ambientais entre outros temas de interesse da cadeia suinícola. “Discutir temas que impactam a atividade e criar alternativas para sanar as necessidades são o objetivo desta comissão que com empenho e dedicação conseguirá as melhorias que pretendem para o setor” disse Affonso Damásio, superintendente técnico da Federação.
As lideranças darão continuidade às ações discutidas durante reunião na próxima quarta-feira (20) quando irão debater a questão do ICMS e analisarão os impactos que o Decreto 45030/09 terá para o suinocultor em seguida formalizarão através de um documento as reivindicações a serem pleiteadas através da FAEMG. O encontro será realizado na cidade de Patos de Minas, em virtude da Festa do Milho.
“As comissões certamente vão atender as reinvidicações específicas de cada setor, mas precisam todas em um dado momento, se juntarem e trabalharem em conjunto para mostrar a força do agronegócio e realmente sermos tratados como produtores que contribuem para a economia do Estado de forma positiva”, pontua João Leite, Diretor Financeiro da Assuvap.
“Com a reativação desta comissão temos a certeza que nossas discussões e ambições sairão do papel. Desta forma conseguiremos fortalecer o setor e sanar dificuldades enfrentadas em todo o Estado”, afirmou João Bosco Martins, presidente da ASEMG e membro da comissão.