Destaque Todas Páginas

Cidade vietnamita envenena pombas para conter gripe aviária

A cidade de Ho Chi Minh começou a envenenar pombas e outras aves não-domésticas como medida de prevenção contra um surto de gripe aviária na populosa região, disse uma autoridade nesta sexta-feira.

Compartilhar essa notícia

Redação AI 25/11/2005 – O vírus H5N1 da gripe aviária chegou a 17 das 64 províncias do país. O caso mais recente ocorreu no sul, onde Ho Chi Minh, cidade com 10 milhões de habitantes, está situada.

“Vamos nos certificar de que nenhuma ave será deixada na cidade para minimizar o risco da gripe aviária”, afirmou Huynh Huu Loi, diretor do Departamento de Saúde Animal de Ho Chi Minh.

Loi afirmou que, além da campanha de envenenamento, as autoridades locais também irão retirar as aves domésticas da cidade até o Vietnã estar livre da doença.

O vírus H5N1 matou 68 pessoas na Ásia, incluindo 42 no Vietnã, desde o final de 2003. Especialistas temem que o vírus possa sofrer mutação para uma variante que seja transmitida facilmente entre as pessoas, o que poderia causar uma pandemia global da gripe aviária.

Assuntos Relacionados
frangoGeralgripe

Relacionados

SI – Edição 329
AI – 1343
SUINOCULTURA 328
Anuário AI – Edição 1342
Anuário SI – Edição 327