Uma comitiva de Toledo participou nesta quarta-feira (06) de uma reunião na sede da Embrapa, em Brasília, que fez parte das tratativas para a instalação de uma unidade no município.
Embrapa se instalará em Toledo com unidade voltada a suinocultura, avicultura e piscicultura

A cidade que detém pelo 9º ano consecutivo o maior VBP (Valor Bruto de Produção Agropecuária) do Estado, sendo referendada reiteradas vezes como a Capital Paranaense do Agronegócio, ganha um reforço importante para o setor, que beneficiará toda a região. Uma comitiva de Toledo participou nesta quarta-feira (06) de uma reunião na sede da Embrapa, em Brasília, que fez parte das tratativas para a instalação de uma unidade no município.
Com grande produção que constitui a base da economia local e permite o desenvolvimento de outros setores, como comércio e indústria, o cenário encontrado em Toledo é propício para o estabelecimento de parcerias que fomentem o agro, impulsionando não só o município, como toda a região Oeste. Um exemplo é o ecossistema de inovação, formado por cooperativas, universidades e o Biopark, entre outros, que permitiram o lançamento em Toledo, em dezembro último, do Polo Regional de Inovação e Tecnologia para o Agronegócio, com chancela do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Para se somar a esse ecossistema de inovação e contribuir com seu desenvolvimento, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) implantará no município uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação, voltada para três dos mais expressivos segmentos da produção toledana: a avicultura, a suinocultura e a piscicultura.
Leia também no Agrimídia:
- •Inverno começa com frente fria intensa, chuva e queda acentuada de temperatura
- •Custos de frangos e suínos voltam a cair em maio nos principais estados produtores
- •ABCS apresenta agenda para eleições e reforça articulação da suinocultura no cenário político
- •Pluma Agroavícola tem o primeiro incubatório do Brasil com processo de sexagem de aves completamente automatizado por inteligência artificial
Ao término do encontro que reuniu na capital federal representantes de diversos segmentos para as tratativas, o prefeito Beto Lunitti, que liderou a comitiva toledana, comemorou a conquista e publicou um vídeo nas redes sociais, evidenciando a união de esforços para que Toledo receba uma unidade da empresa que é voltada para a inovação, com foco na geração de conhecimentos e tecnologias para a agropecuária brasileira.
Para obter a conquista, Beto Lunitti contou com os esforços do deputado federal pelo Paraná Sérgio Souza, que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária, e com o apoio de entidades e indústrias locais.
Além do presidente da Embrapa, Celso Moretti, participaram também da reunião em Brasília, Diego Bonaldo, secretário da AgroDeseco (Secretaria do Agronegócio e Desenvolvimento Econômico de Toledo), Luiz Donaduzzi, da Prati-Donaduzzi e Biopark, Eder Maffissoni, presidente da Prati-Donaduzzi, Rainer Zielasko, presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Anaide Holzbach, presidente da Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo) e Nelson Gafuri, presidente do Sindicato Rural de Toledo.
No momento, o que se anuncia é o primeiro passo para a criação da futura Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) de Toledo. Estudos começarão a ser realizados para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas.
Os estudos também identificarão os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições que permite a união de competências e o compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos e financeiros de forma sinérgica, a fim de obter resultados em comum, que não poderiam ser realizados isoladamente. Como exemplo de parceria entre instituições, temos a UMIPI de Campinas, onde a Embrapa tem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) como parceira, e a UMIPI do Sudoeste do Paraná, instalada em Francisco Beltrão, onde a Empresa de Pesquisa Agropecuária tem parceria com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e o IDR-PR (Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná).
Certamente, no polo universitário em que Toledo se constitui não faltarão potenciais parceiros. A Prefeitura de Toledo, por sua vez, se torna desde já uma das parceiras e prestará todo apoio com contrapartidas, incluindo a cessão do espaço físico onde a Embrapa irá se instalar.























