Houve melhora nas expectativas para a economia brasileira no período
Índice de Confiança do Agronegócio sobe no 3º trimestre

Uma melhora generalizada nas expectativas para a economia brasileira motivou, no terceiro trimestre, o aumento do Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) a partir de pesquisa de campo da Agroconsult.
No período, o indicador alcançou 116,3 pontos, 6,1 pontos a mais que no segundo trimestre. A escala do IC Agro vai de zero a 200, e 100 é o ponto neutro. O resultado é dimensionado a partir de 1,5 mil entrevistas (645 válidas) com agricultores e pecuaristas do país. Cerca de 50 indústrias também são ouvidas.
Em comunicado, a Fiesp lembra que, no terceiro trimestre, houve queda no risco Brasil, a inflação arrefeceu, como resultado da alta dos juros e da queda dos combustíveis, e melhoraram as projeções para o avanço do PIB em 2022.
Leia também no Agrimídia:
- •Exportações de carne de frango já superam volume embarcado em todo junho de 2025
- •Porto de Paranaguá reforça liderança nas exportações de proteínas animais
- •Colheita do milho de inverno avança para 11% da área cultivada no Brasil, aponta Conab
- •Dólar sobe para R$ 5,18 e alcança maior valor desde março
Otimismo
Com isso, realçou a entidade, os sub-indicadores de todas as categorias pesquisadas (agricultores, pecuaristas e indústrias antes e depois da porteira) ficaram acima de 100 pontos — ou seja, em terreno considerado otimista.
O índice que mede especificamente a confiança dos produtores agropecuários subiu 8,9 pontos ante o segundo trimestre e atingiu 115,2 pontos entre julho e setembro, impulsionado por perspectivas favoráveis para a atual safra de grãos e apesar do aumento de custos, ainda um problema sobretudo para os pecuaristas. No caso da indústria, a alta média foi de 4,2 pontos, para 117,3 pontos.























