Desenvolvimento da aquicultura baiana: parceria Adab e Inema

Com a proposta de discutir critérios para o licenciamento ambiental da aquicultura no estado, aconteceu nesta semana, na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), uma reunião com o diretor de Inspeção Sanitária, coordenadores e fiscais do órgão e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A reunião propôs uma atualização da Resolução Conama 413/2009, que estabelece as normativas.
Além das sugestões voltadas à atividade produtiva, foram discutidas as exigências para os empreendimentos industriais que estão registrados no Serviço de Inspeção do Estado, e que têm a obrigatoriedade de licença ambiental para renovação.
“Tratamos, sobretudo, das dificuldades enfrentadas pelos empresários, seja a nível municipal, seja estadual, a depender da capacidade do empreendimento, para obtenção da licença. Em quais casos caberia a isenção”, explica o diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Adab, José Ramos.
Leia também no Agrimídia:
- •Estudo identifica risco de transmissão de doenças entre viveiros de peixes na mesma bacia hidrográfica
- •Coopram investe R$ 12 milhões e inaugura unidade para processamento de tilápia no ES
- •Conferência de Aquicultura e Pesca em Rondônia reúne setor e define propostas para políticas públicas
- •Auditoria da União Europeia pode redefinir futuro das exportações de pescado brasileiro
“A ideia é dar celeridade ao trâmite do fluxo legal, além de estreitar as relações entre a Agência e o Inema, para que se possa avançar e ser satisfatório para as instituições e a sociedade”, conclui.
Fonte: Ascom/Adab























