Ministério da Agricultura revoga programa de reconstrução do agronegócio no Rio Grande do Sul

Nesta segunda-feira (9/9), o Ministério da Agricultura anunciou a revogação da portaria que criou o Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no Rio Grande do Sul (PERSul), assim como o Gabinete Itinerante da Pasta no Estado. A iniciativa, instituída em maio deste ano, tinha como objetivo apoiar o restabelecimento das atividades agropecuárias no estado, gravemente afetado por enchentes e inundações. Inicialmente, o programa estava previsto para durar até 31 de dezembro.
Consultado, o Ministério ainda não forneceu explicações sobre os motivos que levaram ao encerramento antecipado do programa, nem indicou se novas medidas de apoio ao setor produtivo do estado serão implementadas.
Desde o lançamento do PERSul, equipes do Ministério visitaram o estado semanalmente, com diversas ações de suporte. Entre as medidas de apoio aos produtores gaúchos listadas no site do ministério, estão a suspensão de dívidas, a concessão de novos financiamentos, descontos, além da entrega de máquinas agrícolas para prefeituras dos municípios afetados pelas enchentes.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna























