Frente fria de grande intensidade provoca chuva, derruba temperaturas e marca os primeiros dias da estação em diversas regiões do país
Inverno começa com frente fria intensa, chuva e queda acentuada de temperatura

Uma frente fria de grande intensidade marca o início do inverno de 2026 no Brasil, provocando chuva e uma forte queda nas temperaturas em diversas regiões do país. A estação começou oficialmente às 5h24 do dia 21 de junho e já na primeira semana apresenta características típicas, com avanço de uma massa de ar polar ampla e persistente.
De acordo com informações da Climatempo, essa é a primeira onda de frio do inverno e a segunda registrada em 2026. O sistema se destaca pela força e abrangência, atingindo áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte. O período mais crítico está previsto entre os dias 22 e 26 de junho, com o pico da intensidade concentrado entre os dias 24 e 26 na região Sul.
A massa de ar frio deve provocar temperaturas bastante abaixo da média para o mês de junho, com mínimas que podem ficar mais de 4°C inferiores ao normal em várias localidades. A sensação de frio tende a ser prolongada, com vários dias consecutivos de temperaturas baixas.
Leia também no Agrimídia:
- •Prêmio do óleo de soja permanece no piso histórico, aponta Cepea
- •Brasil consolida frente exportadora múltipla em proteína animal diante de riscos sanitários globais
- •Austrália confirma segundo caso de influenza aviária no continente e reforça medidas de contenção
- •Reino Unido publica diretrizes de apoio financeiro para reforço da biossegurança avícola
Nas regiões Sul e Centro-Sul do país, há previsão de temperaturas negativas em diversos pontos, além de condições favoráveis para a formação de geadas amplas, algumas de intensidade moderada a forte. O fenômeno também pode atingir áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Além do frio intenso, a passagem da frente fria traz volumes significativos de chuva. No Sul, a precipitação se concentra principalmente no dia 22 de junho. Já no Sudeste e Centro-Oeste, a instabilidade avança entre os dias 22 e 25, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de raios. Estados como São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro estão entre as áreas afetadas.
Ao longo dos dias, o ar frio avança pelo interior do país, derrubando as temperaturas de forma gradual. No dia 24, a madrugada deve ser uma das mais frias do período, especialmente no Sul, onde os termômetros podem registrar valores abaixo de zero. O frio também se intensifica em áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, alcançando regiões como o Triângulo Mineiro e o sul de Goiás.
A partir do dia 26 de junho, a tendência é de enfraquecimento da massa de ar polar, com elevação gradual das temperaturas. Em regiões mais ao norte e leste do país, como o Espírito Santo, norte de Minas Gerais e parte do Centro-Oeste, os efeitos do frio devem ser menos intensos, limitando-se a uma leve queda nas temperaturas associada ao aumento de nebulosidade e ocorrência de chuva.
Dados levantados até o dia 19 de junho indicam que as menores temperaturas do ano foram registradas em municípios de Santa Catarina, com marcas inferiores a -7°C em áreas de serra.
Fonte: Climatempo























