Saldo da balança comercial agrícola cresce 45,9% em SP.
Desempenho paulista
Da Redação 28/04/2005 – No primeiro trimestre de 2005 as exportações do agronegócio em São Paulo cresceram 28,1%, atingindo US$ 2,46 bilhões, enquanto as importações aumentaram menos de 5%, somando cerca de US$ 870 milhões. O sado é de US$ 1,59 bilhão, 45,9% maior do que o do primeiro trimestre de 2004. Naquele período foi registrado saldo de US$ 1,09 bilhão. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 27, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Cerca de 58,8% do valor das exportações do agronegócio no primeiro trimestre de 2005 corresponderam, em nível nacional, a produtos industrializados (manufaturados e semimanufaturados). No Estado de São Paulo a participação de produtos do agronegócio industrializados foi bem maior (77,7% do total).
Além do crescimento de nossas exportações, os números indicam um fortalecimento da agregação de valor dos nossos produtos constatou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
Os bons resultados do agronegócio paulista refletem na balança comercial total do Estado. As exportações de São Paulo somaram US$ 7,99 bilhões (32,7% do total nacional), e as importações US$ 6,81 bilhões (42,2% do total nacional), registrando superávit de US$ 1,18 bilhão. Em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, o valor das exportações aumentou 31,4% e o das importações 12,6%.
De acordo com o IEA, o desempenho das exportações paulistas (31,4%), neste primeiro trimestre, foi superior à média brasileira (25,7%). Nas importações ocorreu o inverso, com menor incremento em São Paulo (12,6%) do que no Brasil (21,2%).
Para o secretário Duarte Nogueira os números deste primeiro trimestre atestam o dinamismo da economia paulista.
Nos primeiros três meses de 2005, os embarques do agronegócio paulista cresceram 3,2 pontos percentuais e passaram a representar 26,1% das exportações do setor no Brasil afirma.
Ainda em relação ao agronegócio nacional, as importações de São Paulo responderam no período janeiro-março de 2005 por 39,4%, um aumento de 3,2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2004.
Nestes três primeiros meses de 2005 os principais agregados de cadeias de produção paulista foram bovinos (US$ 590 milhões), cana e sacarídeas (US$ 540 milhões), produtos florestais (US$ 330 milhões), frutas (US$ 320 milhões), especialmente suco de laranja (US$ 290 milhões), café e estimulantes ( US$ 120 milhões), e cereais/leguminosas/oleaginosas (US$ 110 milhões).
No caso do Brasil, os principais agregados de cadeias de produção nas exportações do agronegócio foram produtos florestais (US$ 1,79 bilhão), cereais/leguminosas/oleaginosas (US$ 1,64 bilhão), bovinos (US$ 1,40 bilhão), suínos e aves (US$ 980 milhões) e cana e sacarídeas (US$ 910 milhões).
A quantidade de produtos do agronegócio exportada pelo Brasil caiu 1,6%, quando comparada com a de igual período em 2004, enquanto a quantidade exportada pelo Estado de São Paulo aumentou 16,8%. Os preços dos produtos do agronegócio exportados subiram 14,1% em nível nacional e 9,5% no âmbito de São Paulo. Entre os produtos que apresentaram crescimento de quantidades exportadas, destacaram-se no agronegócio, em nível nacional, laranja (54%), fumo (43,6%), açúcar (24,3%) e carnes (21,3%).























