Destaque Todas Páginas

OMC pede ao Japão redução de tarifas

Objetivo é desbloquear a negociação da Rodada de Doha de liberalização do comércio.

Compartilhar essa notícia

Redação (06/07/06)- O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, pediu ao Japão que reduza as tarifas alfandegárias para produtos agrícolas para desbloquear a negociação da Rodada de Doha de liberalização do comércio. “A OMC precisa da ajuda do Japão”, disse Lamy em Tóquio, citado pela agência de notícias Jiji. Lamy, que começou no Japão sua viagem pelos seis países mais importantes da negociação – junto com EUA, União Européia, Brasil, Índia e Austrália – lembrou que os principais membros têm de aprovar as novas regras em julho, e é agora que os países envolvidos devem emitir um julgamento político de vontade de encerrar as negociações.

“Até agora, o Japão se beneficiou dos aspectos mais positivos do comércio e, partir deste momento, tem que abrir seu setor agrícola”, disse, ao jornal Asahi Shimbun. Lamy se reuniu quarta-feira com o chanceler japonês, Taro Aso, e quinta-feira deve encontrar o primeiro-ministro, Junichiro Koizumi, e o ministro da Economia, Sadakazu Tanigaki. A OMC pretende encerrar a Rodada de Doha no fim deste mês e, para isso, Lamy sonda nesta quinzena os principais atores da negociação, para depois tentar assinar um acordo com os 150 países da organização e convocar um encontro no fim de julho.

Assuntos Relacionados japão

Relacionados

SI – Edição 329
AI – 1343
SUINOCULTURA 328
Anuário AI – Edição 1342
Anuário SI – Edição 327