Países assinam acordo e estreitam relacionamento no setor agropecuário por 5 anos.
Brasil e Uzbequistão assinam acordo de cooperação em agricultura
Brasil e Uzbequistão estreitaram o relacionamento no setor agropecuário, na última quinta-feira (28), durante a visita do presidente Islam Karimov. Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, e de Relações Econômicas, Exteriores, Investimento e Comércio daquele país, Elyor Ganiev, assinaram, em Brasília/DF, acordo para a cooperação no setor que vai vigorar por cinco anos. A cerimônia ocorreu no almoço no Palácio Itamaraty, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As áreas do acordo são a pecuária e a saúde animal, mas o documento abrange, ainda, temas como matérias-primas para biocombustíveis, lácteos, horticultura, manejo sustentável do solo, genética e biotecnologia, tecnologia de processamento pré e pós-colheita, vigilância agropecuária, análise de risco de pragas.
Como exemplos das formas de cooperação entre os dois países, estão a pesquisa agrícola conjunta, a troca de material genético, o desenvolvimento de tecnologias para biocombustíveis e a armazenagem de alimentos, além de intercâmbio de profissionais e cientistas para treinamentos.
Leia também no Agrimídia:
- •Inverno começa com frente fria intensa, chuva e queda acentuada de temperatura
- •Custos de frangos e suínos voltam a cair em maio nos principais estados produtores
- •ABCS apresenta agenda para eleições e reforça articulação da suinocultura no cenário político
- •Pluma Agroavícola tem o primeiro incubatório do Brasil com processo de sexagem de aves completamente automatizado por inteligência artificial























