Previsão foi feita pela Avimig. 65% arrecadado em Pará de Minas (MG) vem do agronegócio, diz secretário. Cooperativa deve investir R$ 6 milhões na ampliação de abatedouro.
Avicultura registra crescimento de 11% no Centro-Oeste mineiro
O setor de avicultura no Centro-Oeste mineiro teve um crescimento em torno de 11% em 2011, em comparação com o ano passado, segundo previsão da previsão da Associação dos Avicultores (Avimig). Para o órgão, o dado é resultado de uma mudança no paladar, já que o consumo interno aumentou. E para o ano que vem, as perspectivas são ainda melhores.
Nas fazendas de Minas Gerais as granjas se multiplicam e, com elas, a renda dos produtores e dos cofres públicos. No município de Pará de Minas não é diferente. “De toda arrecadação na cidade, 65% vem do agronegócio”, confirmou o secretário de Agronegócio, Inácio Jeunon Diniz.
Em Minas Gerais a previsão da Avimig é de que sejam produzidas neste ano, 980.743 toneladas de frango – número 11% maior que em 2010. No Centro-Oeste, dois pólos de avicultura reúnem 300 produtores em 15 municípios. O produtor rural, Whaine Franco, está na atividade há duas décadas. “Acompanhei todo o processo de profissionalização e transformação do setor. O que tem ajudado no crescimento da avicultura”, comentou.
Leia também no Agrimídia:
- •Avicultura de Goiás registra melhor resultado da série histórica no início de 2026
- •Nanopartículas de cobre aumentam aderência de agroquímicos e podem melhorar eficiência de fertilizantes
- •Prêmio do óleo de soja permanece no piso histórico, aponta Cepea
- •Brasil consolida frente exportadora múltipla em proteína animal diante de riscos sanitários globais
Profissionalização que tem contribuído para uma produção de qualidade de olho num mercado cada vez mais competitivo. Com a compra conjunta de pintinhos e ração, Whaine tem conseguido baratear o preço do produto que chega à mesa do consumidor. “O resultado aparece também nas vendas”, garantiu.
Frango no exterior
O crescimento no setor não foi provocado apenas pelo aumento do consumo interno. O frango brasileiro tem ganhado cada vez mais espaço no exterior e o Brasil já é o maior exportador de carne do mundo. Segundo o Ministério da Agricultura, em 2011 das quase 13 milhões de toneladas de carne produzidas no país, 3,3 milhões foram exportados.
O frango fortaleceu também o agronegócio mineiro. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, de janeiro a outubro deste ano as exportações movimentaram US$ 7,9 bilhões – valor 3,9% superior ao registrado em todo o ano passado.
E já que a previsão é de crescimento em 2012, a cadeia produtiva, que gera 450 mil empregos diretos e indiretos em Minas Gerais, aproveita o embalo. Na Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Gerais, que tem 350 associados, serão investidos R$ 6 milhões na ampliação do abatedouro. “A capacidade atual é de 46 mil aves por dia e em 2012 será o dobro”, disse o gerente de vendas, Elvécio Carrilho.























