Brasil busca aprovação de lotes de frigoríficos para exportação à China

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o Brasil está em processo de ampliar o número de frigoríficos habilitados para exportar carnes para a China.
Fávaro destacou que novas auditorias serão realizadas pelas autoridades chinesas, com a intenção de formar lotes de plantas para que a checagem do atendimento aos critérios não seja feita de forma individual.
Em março, a Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC) habilitou 38 frigoríficos brasileiros, um número recorde de autorizações em uma única ocasião, com a expectativa de incrementar em R$ 10 bilhões o faturamento das exportações de proteínas animais para a China. No entanto, 32 frigoríficos não foram habilitados devido a pendências técnicas.
Durante audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Fávaro expressou confiança de que praticamente todas as plantas estarão aptas na próxima auditoria. “Quando formarmos um lote de 10, 15 ou 20 frigoríficos, faremos uma nova auditoria e tenho certeza de que esse número se ampliará”, disse o ministro.
Leia também no Agrimídia:
- •Avicultura de Goiás registra melhor resultado da série histórica no início de 2026
- •Nanopartículas de cobre aumentam aderência de agroquímicos e podem melhorar eficiência de fertilizantes
- •Prêmio do óleo de soja permanece no piso histórico, aponta Cepea
- •Brasil consolida frente exportadora múltipla em proteína animal diante de riscos sanitários globais
Por fim, Fávaro defendeu a formalização do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, mas ressaltou que o Brasil não aceitará exigências que extrapolem suas leis nacionais.























