O imóvel possui capacidade estática para aproximadamente 5 mil toneladas de produtos.
Conab vai colocar em funcionamento terceiro armazém frigorífico
Redação (25/09/2008)- A Conab vai reabrir, até o final de outubro, o armazém frigorífico de Curitiba, o terceiro da rede no país. O imóvel possui capacidade estática para aproximadamente 5 mil toneladas de produtos. “Este é o único armazém público federal de congelamento no Paraná", destaca o diretor de Gestão de Estoques da estatal, Rogério Colombini.
As reformas começaram há dois anos. De lá para cá, mais de R$ 2 milhões já foram investidos na recuperação do armazém, como melhorias na estrutura física e isolamento frontal das plataformas, reforçando a climatização. O sistema de energia elétrica também foi modernizado e balanças digitais instaladas nas plataformas de embarque e desembarque de mercadorias.
O frigorífico ganhou, ainda, prateleiras metálicas, tipo drive-in, um modelo especial para empilhamento, o que vai facilitar a organização dos produtos dentro do armazém. “Esses materiais são essenciais para obtermos um aproveitamento máximo do espaço, pois os custos da infra-estrutura são bastante elevados”, explica o superintendente regional Lafaete Jacomel.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
As câmaras de resfriamento serão ligadas no início do próximo mês, para um período de testes. Uma vez aprovado, o armazém vai estocar produtos como carnes, pescados, frutas e outros congelados. Com a nova estrutura, a unidade passará a atender empresas importadoras, exportadoras e cooperativas de produtos alimentícios.
Os outros armazéns frigoríficos do governo federal são os de Canoas/RS, com capacidade estática de 13 mil t, e o de Porto Alegre/RS, com 1,4 mil t. Uma quarta unidade frigorífica, a de Passa Quatro/MG, com capacidade para 2,4 mil t, também está sendo reformada. Ela foi construída para estocar batata-semente. Com a conclusão da nova estrutura, que terá ambiente refrigerado de até -5º, o armazém estará apto a receber outros tipos de produtos.























