A atividade é a segunda maior da agropecuária no Estado, alojando cerca de 3,8 milhões de aves de corte por mês.
Você conhece a avicultura do Pará?
O segmento de avicultura de corte paraense tem hoje capacidade de alojamento mensal de 3,8 milhões de aves, em aproximadamente 300 granjas. Já o segmento de postura comercial abriga um plantel em torno de 600 mil aves, distribuídas em aproximadamente 30 granjas.
De acordo com Lucena, a marca regional de maior destaque é a Frango Americano, produzida pelo Grupo Y. Watanabe, em moderno parque industrial localizado em Santa Izabel do Pará. Outras marcas produzidas no Estado são a Frango Selleto, de Santarém; a Frango Modelo, de Altamira; e a Frango Sólon, de Benevides.
Leia também no Agrimídia:
- •Porto de Paranaguá consolida liderança global na exportação de frango congelado em janeiro de 2026
- •#TBTAgrimidia: 1981 Impulsionando o Consumo de Frango no Brasil com destaque
- •Recuperação extrajudicial no agronegócio atinge recorde de pedidos em 2025, mas gera poucos processos
- •Canadá faz recall de frango por contaminação química em Quebec
Ainda de acordo com o zootecnista, o Estado não abriga nenhuma empresa de genética ou produtora de equipamentos, nutrição e medicamentos para aves. “As empresas de equipamentos que atuam de forma efetiva no Estado estão aqui por meio de representantes e distribuidores”, explica Lucena. “O mesmo acontece com os laboratórios e as empresas de nutrição animal. Certamente que o empresário que desejar se instalar no Estado do Pará receberá todo o apoio necessário, quer seja dos municípios ou dos órgãos estaduais”.
Saiba mais sobre a avicultura paraense na edição especial sobre as Regiões da Avicultura Brasileira, da revista Avicultura Industrial.


















