Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Grupo temático da Câmara da Soja discutirá taxa tecnológica

Câmara discute taxa de pagamento de royalties para uso de semente de soja transgênica.

Discutir a taxa tecnológica (pagamento de royalties para o uso de sementes transgênicas de uma safra para outra) é a meta do grupo temático, criado na 4ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Soja, nesta quinta-feira (21), em Goiânia/GO.

Ainda durante a reunião foi apresentada a proposta de reformulação da Lei de Proteção de Cultivares pela coordenadora do Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), Daniela Aviani. “O objetivo é melhorar a efetividade da lei, que é de 1997, ao incentivar o melhoramento de novas variedades vegetais”, explicou.

O projeto para alteração da lei está na Casa Civil, que deverá encaminhá-lo para o Congresso Nacional. A proposta é do Ministério da Agricultura em parceria com mais 13 ministérios.

Infraestrutura – O diretor de Infraestrutura e Logística do Ministério da Agricultura, Biramar Nunes de Lima, ressaltou o andamento das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o setor. “Podemos citar a construção da rodovia BR 163, que liga Cuiabá/MT a Santarém/PA; a BR 158, que vai do nordeste de Mato Grosso a Marabá/PA; a ferrovia Norte-Sul e a eclusa Tucuruí/PA. A conclusão dessas obras será importante para diminuir os custos dos fretes do Centro-Oeste, principalmente, em Mato Grosso, grande produtor de soja”, enfatizou.