O novo presidente da Sociedade de Medicina Veterinária Suína (PVS, sigla em inglês) do Reino Unido, Peter Bown, tem planos para priorizar as doenças endemicas suínas durante o seu mandato. Bown quer eliminar doenças intestinais e a PRRS dos suínos.
“Isso ajudará a indústria suinícola do Reino Unido a reduzir seus custos de produção e se tornar mais competitiva no mercado europeu. Atualmente, os custos de produção são de £7, por suíno”, explica Bown.
O sucesso no controle de doenças suínas associadas ao circovírus 2, como o PMWS, através da vacina PCV2, permitirá aos veterinários se focarem em outras doenças como a sarna, PRRS e doenças intestinais. Mas Bown adverte que a indústria deve manter o bem-estar animal como prioridade.
Bem-estar suíno
“Uma das vantagens da suinocultura britânica é o cuidado com a saúde-animal, que a diferencia de outros países. No entanto, a legislação para manter a qualidade aumenta o custo da produção, o que a torna menos competitiva”, disse Bown, que entende a importância de identificar as necessidades dos animais.
* Com informações do Pig Progress