Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Saúde Animal

Ovos do McDonald's

Pesquisadores da empresa querem adquirir ovos postos por galinhas criadas ao ar-livre.

O McDonald’s anunciou que quer “comprar ovos de forma mais humana” e realizará um estudo envolvendo milhares de poedeiras.  A empresa quer comprar ovos postos por galinhas criadas ao ar-livre (free-range). No entanto, a Sociedade Humanitária dos EUA deve adiar o procedimento devido asinfluências das concorrentes da rede, publicou o Los Angeles Times.

O principal fornecedor de ovos do McDonald’s é a Cargill e os pesquisadores estudam alternativas de habitação para as poedeiras, incluindo o sistema de criação ao ar-livre e “habitações enriquecidas”. Esse último envolve ninhos e poleiros para as aves.

O McDonald’s planeja se adequar à utilização de ovos produzidos de forma “menos cruel” e livre de gaiolas até 2011. A pesquisa realizada em conjunto com a Cargill pretende envolver os efeitos ambientais e a segurança dos trabalhadores nos galinheiros.

“Há uma necessidade imediata de um estudo desta amplitude”, explica a presidente da Socieda Humanitária, Marie Wheatley. “Quando os cientistas provarem que existem benefícios para as aves poedeiras criadas em ambientes naturais, as dúvidas quanto a problemas de penas bicadas e taxa de mortalidade serão esclarecidos”, afirma.

“O McDonald’s apoiará mundialmente o sistema de criação sem gaiolas desde que os pesquisadores comprovem seus princípios”, explica o vice-presidente da Corporação de Responsabilidade Social do MCDonald’s, Bob Langert. “Com a investigação, poder utilizar esses ovos sustentáveis e promover melhorias contínuas nessa área”.

Atualmente, a pesquisa foi iniciada pelo MSU em conjunto com UC Davis. O processo e os custos da adoção dessas novas medidas ainda serão determinados.

* Com informações do World Poultry