O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) está lançando o guia “O que você precisa saber sobre transgênicos”. Com dados atualizados e texto didático, a publicação traz informações sobre as principais questões que envolvem a biotecnologia no dia-a-dia da população.
“Há pelo menos 13 anos as plantas transgênicas fazem parte da vida das pessoas no mundo”, diz Alda Lerayer, diretora-executiva do CIB. No Brasil, a soja e o milho geneticamente modificados já são consumidos e, em breve, outros alimentos chegarão às nossas mesas. “O guia é resultado da nossa preocupação em deixar o consumidor informado sobre os avanços da biotecnologia”, complementa.
A intenção é comunicar diversos setores da sociedade, em especial os consumidores, a respeito dos benefícios dos organismos geneticamente modificados e de como eles estão presentes na vida dos cidadãos.
De acordo com Neuza Brunoro, pesquisadora do Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (MG), a ciência vem desenvolvendo plantas que podem contribuir para a redução de deficiências nutricionais, inclusive por meio da biotecnologia. A anemia e outros problemas relacionados à carência de micronutrientes, por exemplo, atingem cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo. “No futuro, chegarão ao mercado os alimentos biofortificados, geneticamente modificados para serem mais nutritivos ou funcionais”. Para ela, “esse é um passo muito positivo e deve ser compartilhado com a sociedade”.
Aval de especialistas
Assim como outros materiais publicados pelo CIB, o guia sobre transgênicos contou com a consultoria técnica de vários pesquisadores brasileiros, entre eles:
· Elíbio Rech – Engenheiro Agrônomo, Ph.D. em Genética Molecular, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e membro da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento;
· José Maria da Silveira – Engenheiro Agrônomo, doutor em Economia e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
· Marcelo Gravina – Engenheiro Agrônomo Ph.D. em Fitopatologia e Biologia Molecular e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
· Marcelo Menossi – Biólogo, Ph.D. em Genética Molecular e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
· Neuza Brunoro – Nutricionista, Ph.D. em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV);
· Patrícia Fukuma – Advogada especialista em Relações de Consumo e sócia da Fukuma Advogados.
Serviço – Guia sobre Transgênicos:
. Distribuição gratuita
. Tiragem inicial de 35 mil cópias
. Edição com encarte do mapa-mundi da biotecnologia, que aponta a liberação de eventos transgênicos em todos os países
. Versão do guia em PDF disponível no site www.cib.org.br
. Envio do guia pelo correio, sem custo, pode ser solicitado pelo site www.cib.org.br
Sobre o CIB
O Conselho de Informações Sobre Biotecnologia (CIB) é uma organização não-governamental, cujo objetivo básico é divulgar informações técnico-científicas sobre biotecnologia e seus benefícios, aumentando a familiaridade de todos os setores da sociedade com o tema. Para estabelecer-se como fonte segura de informações para jornalistas, pesquisadores, empresas e instituições interessadas em biotecnologia, o CIB dispõe de um grupo de conselheiros formado por mais de 70 especialistas – cientistas e profissionais liberais, em sua maioria – ligados a instituições que estudam as diferentes áreas dessa ciência.
* Com informações da Assessoria de Imprensa