Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Geral

UBA realiza jantar de confraternização

<p>Evento reuniu mais de 40 representantes da indústria avícola e também autoridades do setor público na noite desta última quarta-feira (25/11), em Campinas (SP).</p>

Mendes: O jantar promovido pela União Brasileira de Avicultura (UBA) na noite desta última quarta-feira (25/11) brindou a confraternização entre representantes da indústria avícola e autoridades do setor público em meio a uma maratona de reuniões e assembleias técnicas realizadas pela entidade nos dias 25 e 26 de novembro, no hotel Premium Norte, em Campinas (SP). A pauta dessas reuniões variou entre discussões sobre a situação dos abatedouros de frangos com Inspeção Municipal, apresentação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), ações da presidência da UBA, ações das diretorias setoriais, análise de conjuntura e definição de prioridades para 2010.

No jantar, já num clima mais descontraído, os mais de 40 convidados da UBA trocaram informações e impressões sobre o desempenho da avicultura brasileira em 2009. Segundo Ariel Mendes, presidente da UBA, 2009 ficará marcado como o ano em que a avicultura ficou mais próxima do governo federal e vice-versa. “Neste ano, nós conseguimos estreitar o nosso relacionamento com o Ministério da Agricultura e com a Presidência da República”, disse Mendes. “O governo brasileiro, hoje, conhece muito mais a avicultura do que antes”. O presidente da UBA mencionou as inúmeras audiências e pedidos do setor que foram levados ao Ministério da Agricultura e ao gabinete da Presidência ao longo este ano, sendo que muitas delas foram prontamente atendidas como o aumento dos limites de crédito às linhas direcionadas à avicultura e ações para controle e prevenção sanitária na atividade.

Ainda durante o jantar, o presidente da UBA falou que, apesar de 2009 ter sido um ano cheio de desafios para a avicultura brasileira – por conta dos reflexos da crise econômica mundial e da retração das exportações brasileiras de carne de frango – o setor avícola nacional manteve-se ativo e competitivo. “No entanto, teremos uma ligeira queda na nossa produção em 2009, em relação ao total de carne de frango produzido em 2008. Deveremos fechar este ano com um volume de 10,5 milhões de toneladas, ante às 11 milhões de toneladas produzidas no ano anterior. Isto representa uma diminuição de 4,12% no nosso volume de produção”. Mendes também ressaltou que 2010 chega para o setor avícola ainda como um período de cautela. “A indústria avícola brasileira tem muita capacidade para recuperar seus índices de lucratividade, porém, o momento solicita muito pé no chão para equilibrarmos o mercado interno”.

Homenagem

Além dos animados bate-papos e das trocas de informações sobre a produção e o mercado da avicultura, os convidados da UBA presenciaram a homenagem que a entidade prestou ao secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz. Das mãos do presidente anterior da UBA, Zoé d’Avila, Kroetz recebeu uma placa, simbolizando o reconhecimento por todo o seu trabalho, e de sua equipe, para o desenvolvimento e melhoria da avicultura brasileira.

Veja os momentos do jantar da UBA 2009 no nosso Álbum de Fotos.