Os estados da Paraíba e do Piauí deram mais um importante passo na classificação sanitária para a febre aftosa, passando de áreas de risco desconhecido para áreas de risco médio. A comunicação foi feita, ontem (24/11), pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, aos governadores José Maranhão, da Paraíba, e Wilson Martins, em exercício no governo do Piauí.
A mudança de status sanitário foi autorizada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), considerando os bons resultados de avaliações técnicas. As auditorias constataram melhorias na qualidade e na capacidade técnico-operacional dos serviços veterinários dos dois estados, no que se refere à execução do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).
O ministro Stephanes destacou o avanço dos estados do Nordeste, que, segundo ele, “caminham gradativamente para que o Brasil possa atingir a meta de ser considerado livre de febre aftosa, sem vacinação, em 2010”.
Nesta quarta-feira (25/11), serão publicadas no Diário Oficial da União, as Instruções Normativas que consolidam mudança de classificação sanitária para os dois estados.