Programa brasileiro de bicombustíveis será apresentado na Zâmbia. Governo promove seminários em sete países africanos.
Biocombustível brasileiro na Zâmbia
O programa brasileiro de biocombustíveis será apresentado em Lusaca, capital da Zâmbia, país localizado na África Austral, nesta terça-feira (27/10). A ação faz parte da série de seminários sobre o tema que o governo brasileiro está promovendo em sete países africanos, com o objetivo de orientar as regiões em desenvolvimento no setor de energias renováveis.
Quase metade da população zambiana está concentrada em zonas urbanas próximas às rodovias e rotas de transporte, enquanto boa parte das áreas rurais estão desabitadas. “Acreditamos que os biocombustíveis podem tornar-se uma alternativa, tanto social quanto econômica para o futuro daquele país, que ainda não possui nenhuma ação no setor de energias renováveis”, afirma José Nilton de Souza, representante do Ministério da Agricultura na missão. Segundo ele, uma opção para o crescimento econômico na Zâmbia é explorar as áreas agrícolas desabitadas, o que resultaria no aumento da renda dos camponeses e, consequentemente, na elevação da renda per capita.
Com uma população de aproximadamente 11 milhões de habitantes, a economia em Zâmbia vem apontando índices de crescimento que variam entre 5% e 6% ao ano. Mesmo assim, a renda per capita anual (US$ 1,4 mil) coloca o país entre as nações mais pobres do mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o desemprego é um problema grave para a região. O crescimento populacional de 2,3% ao ano é elevado e impede que a renda per capita aumente.
Leia também no Agrimídia:
- •Cuiabá sedia simpósio para discutir custos, inovação e sanidade na suinocultura
- •Professor da UPF conquista reconhecimento internacional no maior congresso mundial de suinocultura
- •Carne suína primária cresce no varejo britânico apesar da queda no consumo total
- •Processamento de soja no Brasil deve crescer em 2026 impulsionado pela demanda interna
Na quarta-feira (28/10), a equipe promove o seminário sobre biocombustíveis em Dar es Salaam, na Tanzânia.























