A construção da nova fábrica de rações da Coasul Cooperativa Agroindustrial em um terreno anexo a já existente indústria de rações em São João (PR), está em ritmo acelerado desde o mês de agosto deste ano. Com previsão de término para abril de 2010, a indústria produzirá 60 toneladas por hora e faz parte do projeto avícola da cooperativa. O fomento avícola inclui ainda um abatedouro de aves e aviários. A Coasul já possui outra fábrica de rações desde 2004, com produção mensal de 8 mil toneladas por mês.
O Responsável pela fábrica, Edison Raldi, esclarece que 98% da produção da nova indústria de rações será para abastecer o fomento avícola da cooperativa, sendo as rações somente para aves. O investimento é de mais de R$ 12 milhões sem os equipamentos para a peritização, que é a granulação da ração.
Uma das diferenciações da nova fábrica é a automatização, com 34 metros de altura, trabalharão de 5 a 10 colaboradores, enquanto na já existente são 54. Essa característica dará agilidade à produção.