Já integrado à rotina dos brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, a edição do Horário de Verão 2009/2010 tem data para começar: dia 18 de outubro (domingo) a partir da zero hora. Serão 126 dias até a meia-noite de 20 fevereiro de 2010.
O Horário de Verão funciona sempre a partir do terceiro domingo de outubro e se encerra no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, salvo se o final de semana coincidir com o Carnaval. Neste caso, a medida é estendida por mais uma semana. Este é o 25º ano consecutivo da utilização do Horário de Verão. O governo federal estima que a economia de energia chegará a 5% nos horários de pico de consumo. Segundo o governo, a economia de energia nas regiões Centro-Oeste e Sudeste está estimada em 1.800 megawatts, enquanto a Região Sul deverá ter uma redução no consumo de 500 megawatts.
Histórico- O horário especial foi implantado no Brasil em 1931, de forma aleatória, com o objetivo de promover uma redução no consumo de energia elétrica no País nos horários de pico. Os Estados localizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, aderem, todos os anos, ao Horário de Verão.
Ficha Técnica:
Vigência: 18/outubro/2008 a 20/fevereiro/2009
Duração: 126dias
Locais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.