Existe alguma chance da gripe aviária contaminar à China? Nada pode ser dito neste momento, embora a China já tenha registrado três casos incuráveis da influenza no ano passado. No entanto, a morte de uma chinesa de 19 anos contaminada com o vírus H5N1 tem dado origem a uma nova série de horror. Essa notícia foi confirmada por um oficial de saúde de Hong Kong depois de muita hesitação. Segundo algumas fontes, a mulher teve contato com as aves antes de apresentar os sintomas. A Agência de Notícias Xinhua relatou que a chinesa havia comprado nove patos em um mercado na província de Hebei, perto de Pequim.
O que é a gripe aviária? Segundo a explicação dos especialistas, a gripe aviária, também conhecida como Influenza, é o desdobramento de uma cepa do vírus A. No entanto, o grupo mais contagioso é o H5N1, que dá origem à epidemias e morte de aves e humanos. A espécie mais vulnerável ao vírus são as aves domésticas, embora estudos recentes comprovem que todas as espécies são sensíveis à doença. Considerando que as aves selvagem são mais resistentes, as galinhas, perus e avestruzes são mais suscetíveis ao H5N1.
Agora, o vírus encontrado tem um nível genético completamente diferente da cepa conhecida apenas como H5N1. A nova estirpe, batizada Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP), tem rápida mutação e foi encontrada em várias espécias de aves na China.
Agora, é possível perceber a intensidade e as consequências da gripe aviária na sociedade. Porém, o governo já planeja uma infraestrutura capaz de combater a epidemia da doença.
* Tradução Avicultura Industrial