O diretor-presidente Pedro Arraes, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), participa, em 21 de setembro, às 10 horas, da solenidade de posse da nova chefia da Embrapa Informática Agropecuária em Campinas (SP). O chefe-geral da unidade, Kleber Xavier Sampaio de Souza, foi aprovado em processo seletivo público pela diretoria-executiva para um mandato de dois anos, prorrogáveis por igual período.
Pesquisador da Embrapa há 20 anos, Kleber de Souza é doutor em engenharia elétrica e pós-doutor em gestão do conhecimento. Exerceu a chefia de pesquisa e desenvolvimento por cerca de oito anos, entre 1999 e 2003 e entre 2005 e 2009. Desenvolveu pesquisas na área de ciência da computação, com ênfase em recuperação de informação, atuando principalmente em representação do conhecimento, ontologias, web semântica, análise formal de conceitos e sistemas de informação.
Também serão empossados os novos chefes-adjuntos: Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, responsável pela pesquisa e desenvolvimento e Stanley Robson de Medeiros Oliveira, na chefia administrativa. Os pesquisadores são doutores, especializados em ciência da computação e estão na empresa desde 1989.
As prioridades da nova gestão são o cumprimento do IV Plano Diretor da Embrapa Informática Agropecuária (PDU) 2008-2011-2023; a ampliação das ações de parceria com os centros de pesquisa da empresa; o estabelecimento de convênios internacionais para desenvolvimento de projetos e intercâmbio de pesquisadores e estudantes; e a colaboração na elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da Embrapa.
Lançamentos
Durante a cerimônia de posse, serão lançados dois livros de pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária, produzidos em parceria com a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília). “Clima e Ambiente: introdução à climatologia para ciências ambientais” aborda os principais elementos climáticos e os relaciona ao contexto das mudanças climáticas globais, fazendo um resgate histórico dos últimos 30 anos nos estudos voltados ao clima e à questão ambiental. É de autoria dos pesquisadores Fábio Ricardo Marin, Eduardo Delgado Assad e do ex-bolsista Felipe Gustavo Pilau.
O “Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes”, produzido em parceria com a Embrapa Solos (Rio de Janeiro), tem editoria técnica do pesquisador Fábio Cesar da Silva e reúne artigos de vários especialistas da Embrapa, universidades e institutos de pesquisa. A obra busca divulgar informações sobre os métodos de análises químicas mais usados no País para diagnosticar a fertilidade do solo, possibilitando a recomendação agronômica de insumos.
Também será apresentada a Infoteca – Informação Tecnológica em Agricultura, um serviço que reúne e permite o acesso on-line ao acervo digital de informações sobre tecnologias da Embrapa. O conteúdo inclui 16.500 documentos, como a Coleção Plantar e outras publicações editadas pela empresa, além de áudios e vídeos sobre diversos temas de sua atuação.
A Infoteca é coordenada pela Embrapa Informática Agropecuária e pela Embrapa Informação Tecnológica e foi desenvolvida em parceria com todas as bibliotecas da Embrapa, com o objetivo de contribuir com a preservação do conhecimento e a transferência de tecnologias para a sociedade. Está disponível para acesso gratuito em www.infoteca.cnptia.embrapa.br.