Os ministros do Comércio concordaram nesta sexta-feira (04/09) em relançar as discussões da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) com negociações intensificadas neste mês, disse o ministro de Comércio indiano, Anand Sharma.
Os negociadores dos países da OMC se encontrarão em Genebra (Suíça) a partir de 14 de setembro, antes do encontro do G20 (grupo que reúne representantes dos países ricos e dos principais emergentes) em Pittsburgh (EUA), nos dias 24 e 25 deste mês, para enfrentarem questões importantes nas conversas, agora em seu oitavo ano, com objetivo de completar a rodada até 2010, disse.
“Chegamos a um acordo para intensificar as negociações”, afirmou Sharma em conferência de imprensa depois de dois dias de conversas na Índia. “Ocorreram avanços nesse encontro (…) O impasse sobre a retomada das negociações foi quebrado.”
Líderes políticos pediram repetidamente nos últimos meses a conclusão da Rodada Doha, iniciada em 2001, para ajudar os países em desenvolvimento a crescerem através da abertura do comércio, para ajudar o mundo a superar a crise econômica e combater o protecionismo.
O encontro em Délhi não se concentrou em questões específicas que ainda estão em aberto, como a salvaguarda para ajudar produtores de países pobres a lidarem com as importações, ou propostas para eliminar os impostos em alguns setores industriais. Isso ficará a cargo dos negociadores, mas Sharma se mostrou confiante que tais pontos serão resolvidos na mesa de negociação se assim os países desejarem.
As conversas serão retomadas a partir dos textos preliminares publicados em dezembro de 2008.