Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Peste Suína

PSC pode atrapalhar exportações

<p>Registro de peste suína clássica na ilha de Marajó (PA) pode servir de pretexto para países bloquearem suas compras do produto, diz professor.</p>

Os casos de peste suína confirmados na ilha de Marajó (PA) podem prejudicar as exportações suinícolas brasileiras. A opinião é do professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui,) Argemiro Luís Brum,.

“[Os casos de peste suína] podem causar novamente uma divulgação negativa no mercado internacional e levar alguns países a usar isso como motivo para o bloqueio da venda brasileira de carne suína” afirmou Argemiro, em entrevista hoje (23/07) ao programa Brasil Rural, da Rádio Nacional.

Por enquanto, a peste suína apareceu apenas na ilha de Marajó, mas o fato de ela ter ocorrido novamente no Brasil causa preocupação, segundo Argemiro, “porque o mercado internacional não se preocupa muito em verificar se, geograficamente, as ocorrências se encontram distantes dos principais pontos produtores”. A ilha de Marajó localiza-se no Pará, distante do Sul do País, onde se dá a maior parte da produção suína brasileira. Os casos foram identificados em animais de criação doméstica.